Rosina Becker do Valle
[Rio de Janeiro, 1914 – 
Rio de Janeiro, 2000]



Começa a pintar em 1955, quando se inscreve no curso de Ivan Serpa na escola do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Dentre seus temas principais estão a fauna e a flora brasileiras, as festas populares, como o carnaval e os ritos das religiões praticadas no país, sobretudo o cristianismo e as religiões de matriz africana. As suas composições usam de tons vibrantes, em uma paleta diversa mas harmoniosa de cores. Sua pincelada produz uma profusão de detalhes e texturas na representação densa de multidões e florestas. 

Realizou mostras individuais em galerias e espaços institucionais, como: Galeria GEAD (Rio de Janeiro, 1963), Galeria Barcinski (Rio de Janeiro, 1965), Galeria Cosme Velho (São Paulo, 1967), Palácio da Foz (Lisboa, 1969), Galeria Casablanca (Rio de Janeiro, 1980), Maria Augusta Galeria de Arte (Rio de Janeiro, 1984), Galeria Jacques Ardies (São Paulo, 1987), Retrospectiva no Museu Internacional de Arte Naïf (Rio de Janeiro, 1997). Participou de mostras coletivas, como: Bienal de São Paulo (1959 e 1963), Salão Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, 1967, 1968 e 1969), Arthur Tooth Gallery (Londres, 1971), Os dez mais importantes pintores primitivos na América Latina, Galeria Bonino (Rio de Janeiro, 1975), Peintres Brésiliens à Paris, Hotel George V, (Paris, 1981), O Mundo Fascinante dos Pintores Naïfs, Paço Imperial (Rio de Janeiro, 1998). 2ª Bienal Brasileira de Arte Naif, Sesc (Piracicaba, 1994), Encontros e Reencontros na Arte Naïf: Brasil-Haiti, Centro Cultural Banco do Brasil (Brasília, 2005) e Museu da Arte Brasileira, MAB-FAAP (São Paulo, 2005). Tem obras no Musée d'Art Naïf de L'Île de France, no Museu de Arte Moderna de Hamburgo e de Buenos Aires, além de ter obras reproduzidas em livros editados no Brasil, Suíça, Inglaterra e França.


/ Rosina began painting in 1955, when she enrolled in Ivan Serpa's course at the Rio de Janeiro Museum of Modern Art school. Among her main themes are Brazilian fauna and flora, popular festivals such as Carnival, and the rites of religions practiced in the country, especially Christianity and African-based religions. Her compositions use vibrant tones in a diverse but harmonious palette of colors, and her brushstrokes produce a profusion of details and textures in his dense representations of crowds and forests.

Rosina has held solo exhibitions in galleries and institutional spaces, such as: Galeria GEAD (Rio de Janeiro, 1963), Galeria Barcinski (Rio de Janeiro, 1965), Galeria Cosme Velho (São Paulo, 1967), Palácio da Foz (Lisbon, 1969), Casablanca Gallery (Rio de Janeiro, 1980), Maria Augusta Art Gallery (Rio de Janeiro, 1984), Jacques Ardies Gallery (São Paulo, 1987), Retrospective at the International Museum of Naïf Art (Rio de Janeiro, 1997). She participated in group exhibitions such as: São Paulo Biennial (1959 and 1963), National Fine Arts Salon (Rio de Janeiro, 1967, 1968, and 1969), Arthur Tooth Gallery (London, 1971), The Ten Most Important Primitive Painters in Latin America, Galeria Bonino (Rio de Janeiro, 1975), Peintres Brésiliens à Paris, Hotel George V, (Paris, 1981), The Fascinating World of Naïve Painters, Paço Imperial (Rio de Janeiro, 1998). 2nd Brazilian Biennial of Naïve Art, SESC (Piracicaba, 1994), Encounters and Reencounters in Naïve Art: Brazil-Haiti, Banco do Brasil Cultural Center (Brasília, 2005) and Museum of Brazilian Art, MAB-FAAP (São Paulo, 2005). She has works in the Musée d'Art Naïf de L'Île de France, the Museum of Modern Art in Hamburg and Buenos Aires, as well as works reproduced in books published in Brazil, Switzerland, England, and France.



© 2025 / GALERIA DANIELIANRJ
Rua Major Rubens Vaz, 414
Gávea, Rio de Janeiro / RJ

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+ 55 21 2522-4796
contato@danielian.com.br
SP
Rua Estados Unidos, 2114
Jardim Paulista, São Paulo / SP

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+55 11 99928-0501
sp@danielian.com.br