Sérgio Camargo (Rio de Janeiro, RJ, 1930 - 1990)
Escultor do Rio de Janeiro, Sérgio Camargo tornou-se um dos principais nomes da escultura no Brasil. Entre 1946 e 1948, estuda na Academia Altamira, em Buenos Aires com Emilio Pettoruti e Lucio Fontana. Na capital argentina interessa-se pelo construtivismo, o qual a sua obra mais tarde iria transcender. Em Paris, 1948, estuda a obra de Constantin Brâncuși e faz um curso de filosofia na Sorbonne, momento no qual também entra em contato com o trabalho de Georges Vantongerloo e Henri Laurens. De volta ao Brasil, em 1954, produz uma série de esculturas em bronze, as quais, embora ainda figurativas, já expressam uma vontade de abstração geométrica. Nesses primeiros trabalhos a preocupação com a forma e volume, fundamental na obra de Camargo, também já se anuncia. Regressa a Paris, em 1961, e estuda sociologia da arte com Pierre Francastel, na École Pratique des Hautes Études enquanto experimenta com diversos materiais em sua prática artística como gesso, areia e tecido, criando estruturas informes e irregulares. Na década de 1960, sua obra tem dois momentos importantes. Em 1963, começa a produzir sua famosa série Relevos, que continuaria por dez anos. E, em 1965, começa a experimentar com mármore de Carrara. Seus trabalhos são bem recebidos na Europa, resultando em diversos projetos comissionados, dentre os quais, o Tríptico do Banco do Brasil de Nova Iorque, e sua Homenagem a Brancusi, para a Faculdade de Medicina de Bourdeaux, na França. No Brasil, também realizou grandes projetos: o muro estrutural do Palácio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, a escultura na Praça da Sé, em São Paulo e o monumento no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro. Em 1970, começa a sua série de esculturas de chão Trombas feitas em mármore de Carrara e, em 1980, começa a série de peças negro-belga, outro marco em sua obra.
A obra de Sérgio Camargo é um singular e coeso conjunto de trabalhos, que constituem uma poética profundamente ligada ao construtivismo moderno, o qual desafiou no decorrer de sua carreira até o fim dos anos 1980. Na década de 1950 as esculturas de Mulheres de Camargo ainda apresentam impulso mimético, figurativo. Mostra-se nelas a concentração da forma, a redução tensionada brancusiana ligada ao raciocínio estrutural, que pautou suas obras futuras. Seu método desenvolve-se e cria, através de cortes evidentes, oposições com linhas de força cruzadas e tensas. Esse método se intensificou com a criação das estruturas moleculares dos Relevos. Esses trabalhos apontam para a adição de elementos, através do rigor da ordem e engendramento incessante. A série Relevos engloba uma porção de variações, entre trabalhos com arranjo de elementos aleatórios de diferentes tamanhos em uma mesma composição, até trabalhos com um par ou um elemento único pronunciando-se no campo visual-escultórico da superfície. Camargo expande a noção de campo através da concepção das Trombas — esculturas de maior porte feitas em mármore, nas quais um elemento estende-se do plano. Nelas, a luz interage com maior efeito em sua superfície pétrea e lisa. Com elas, interrompe-se o virtuosismo combinatório dos Relevos e desenvolve-se adiante a concepção de campo, importante em sua prática artística. Mais tarde, em suas esculturas negro-belga, Camargo eleva a tensão entre material e volume ao limite, encontrando a fronteira da fisicalidade da obra, que não pode ser transposta. Com essa série, Camargo realiza a hiperconcentração da massa e do volume — impasse da lógica moderna construtiva, com a qual a sua obra sempre dialogou.
EN
Sculptor Sérgio Camargo from Rio de Janeiro has become one of the leading names in sculpture in Brazil. Between 1946 and 1948, he studied at the Altamira Academy in Buenos Aires with Emilio Pettoruti and Lucio Fontana. In the Argentinian capital, he became interested in constructivism, an influence that his work would later transcend. In Paris in 1948, he studied the work of Constantin Brâncuși and took a philosophy course at the Sorbonne, at which point he came into contact with the work of Georges Vantongerloo and Henri Laurens. When he returned to Brazil in 1954, he produced a series of bronze sculptures that, while still figurative, already expressed a desire for geometric abstraction. In these early works, the preoccupation with form and volume, fundamental in Camargo's work, is already evident. In 1961, he returned to Paris to study sociology of art with Pierre Francastel at the École Pratique des Hautes Études, while experimenting with various materials in his artistic practice, such as plaster, sand, and fabric in order to create informal and irregular structures. There were two important moments in his work during the 1960s. In 1963, he began producing his famous Reliefs series, the production of which would continue for years. In 1965, he also began experimenting with Carrara marble. His works were well-received in Europe, Leading to several commissioned projects, including the Triptych for the Bank of Brazil in New York and his Homage to Brancusi for the Faculty of Medicine in Bourdeaux, France. In Brazil, Camargo also completed major projects: the structural wall of the Palace of the Ministry of Foreign Affairs in Brasilia, the sculpture at Praça da Sé in São Paulo, and the monument in Parque da Catacumba in Rio de Janeiro. In 1970, he began his Trombas series, floor sculptures made from Carrara marble, and in 1980, he started working on the Negro-Belga series, another milestone in his career.
Sérgio Camargo's oeuvre is a unique and cohesive set of works that constitutes a poetics deeply linked to modern constructivism, which he challenged throughout his career up until the late 1980s. In the 1950s, Camargo's Women sculptures still displayed a mimetic, figurative impulse. They show his concentration on form and a Brâncuși-inspired, tensioned reduction linked to the structural reasoning that would guide his future works. His method develops and creates, through evident cuts, oppositions with crossed and tense lines of force. This unique approach only intensified through the creation of the Reliefs’ molecular structures, which point to the addition of elements through the rigor of order and incessant engineering. The Reliefs series contains a wide range of variations, ranging from works with a collection of random elements of different sizes all within the same composition, to works that have a single or pair of elements pronouncing themselves on the visual fields of the sculptures’ surfaces. Camargo expanded the concept of the field in his work through the Trombas sculptures, which were larger sculptures made from marble that featured an element extending outward from a single plane. In these works, the light interacts with large effect on their smooth stone surfaces. These scupltures in particular shifted Camargo’s previous focus on virtuosity in the Reliefs in favor of further developing his concept of the field, an important concept for his artistic practice. Later in his Negro-Belga sculptures, Camargo pushed the boundaries between material and volume, reaching the physical limit that could not be surpassed. With this series, Camargo achieves a hyper-concentration of mass and volume — an impasse in the modern constructive logic that his work has always interrogated.