Mariana Tassinari
[São Paulo, 1980]
Vive e trabalha em São Paulo


Mariana Tassinari é formada em Artes Plásticas pela FAAP [2005].  Teve uma breve passagem pela faculdade de arquitetura, o que considera fundamental na formação do seu olhar. 

Ao longo das primeiras duas décadas de sua carreira desenvolveu trabalhos tendo como base a fotografia. Explorou composições analógicas - com madeira, azulejo, acrílico, serigrafia - e composições digitais, colocando em questão os planos de dentro e fora das imagens. Recentemente tem experimentado integrações com desenho, pintura, cerâmica e tecido. A imagem continua um elemento importante em seu trabalho atual, mas agora presente na criação de vídeos abstratos. Cenas prontas parecem cruzar seu caminho, com uma efervescência de luzes, frestas, reflexos e sombras. Através desses novos formatos empreende uma investigação de processos arqueológicos, sempre com referência em nossas ancestralidades, mas com a cabeça em direção a um futuro de maior compreensão mútua.

Com exposições individuais na Galeria Mendes Wood, Galeria Superfície, Galeria Zipper, Sesc Santana e diversas coletivas pelo Brasil, também foi editora de arte da revista Amarello, diretora de arte da marca de roupas Garoa e publicou quatro livros de imagens, sendo “A noite trouxe a manhã” (FotôEditorial), o mais recente.

Gosto de inventar lugares que existem num tempo sem tempo - que nunca existiu - mas que possam ser visitados para tornarem-se parte da história de cada um.



/ Mariana Tassinari holds a degree in Fine Arts from FAAP [2005]. She briefly studied architecture, which she considers fundamental to the development of her artistic vision.

Throughout the first two decades of her career, she developed works based on photography. She explored analog compositions—with wood, tile, acrylic, and screen printing—and digital compositions, questioning the planes inside and outside the images. Recently, she has been experimenting with integrations with drawing, painting, ceramics, and fabric. The image remains an important element in her current work, but now present in the creation of abstract videos. Ready-made scenes seem to cross her path, with an effervescence of lights, cracks, reflections, and shadows. Through these new formats, she undertakes an investigation of archaeological processes, always with reference to our ancestry, but with her mind set on a future of greater mutual understanding.

With solo exhibitions at Galeria Mendes Wood, Galeria Superfície, Galeria Zipper, Sesc Santana, and several group exhibitions throughout Brazil, she was also art editor of Amarello magazine, art director of the Garoa clothing brand, and has published four books of images, the most recent being “A noite trouxe a manhã” (FotôEditorial).

I like to invent places that exist in a timeless time—that never existed—but that can be visited to become part of each person's history.



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