Beatriz Ferreira Milhazes (Rio de Janeiro, RJ, 1960) vive e trabalha no Rio de Janeiro



Beatriz Milhazes é uma das artistas brasileiras mais celebradas atualmente. Nascida no Rio de Janeiro em 1960, ela se formou em Comunicação Social e também estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1980 e 1983. Sua obra surge no contexto do retorno à pintura dos anos 1980, e por conseguinte, participou da exposição histórica Como vai você Geração 80?, em 1985. Milhazes passa a expor na Europa e nos Estados Unidos, na década de 1990. De 1994 à 2008, produziu cenografias para peças de dança. Seu trabalho foi exibido na 24ª e 26ª Bienais de São Paulo, curadas por Paulo Herkenhoff em 1998 e Alfons Hug em 2004, respectivamente. Hug também foi o curador responsável pela sua participação na 50ª Bienal de Veneza, em 2003. Em 2004, após desenhar o cenário de Tempo de Verão, para o qual produziu um elemento semelhante a um lustre, Milhazes passa a produzir peças tridimensionais em sua obra. Em 2020 teve sua exposição solo Beatriz Milhazes: Avenida Paulista no MASP, e em 2024 a Bienal de Veneza teve uma seção inteira dedicada à sua obra, ambas curadas por Adriano Pedrosa. Seus trabalhos integram as coleções mais importantes do mundo.

O trabalho de Beatriz Milhazes continua o legado antropófago da arte brasileira. Sua produção se estabelece em uma posição única e distinta entre os cânones da América Latina, e os do Ocidente e apresenta as preocupações inerentes da pintura abstrata, desde as cores vibrantes de Henri Matisse até a estrutural composição de Piet Mondrian. O fundo de suas telas também se relaciona com as obras de modernistas abstratos como František Kupka, Paul Klee e Fernand Léger. Influenciada especialmente pela música – da ópera à tropicália – Milhazes desenvolve sua prática no âmbito da “espontaneidade coreografada”. As formas em suas telas, suas listras, linhas, arredondados e espirais formam uma estrutura pulsante e carregam suas telas com um ritmo estático, paradoxal e eficiente em sua proposta. A linguagem desenvolvida por ela é inspirada pela dicotomia entre arte institucionalizada e cultura popular presente no Brasil. Inclui também cerâmicas, joias, decorações de carnaval e a arquitetura colonial barroca. Mesmo que já usasse a técnica da colagem em suas pinturas, é só a partir do final dos anos 1980, que Beatriz Milhazes desenvolve a sua própria técnica de transferência de tinta. Esse novo método lhe garante liberdade na criação de suas próprias formas. Adicionalmente, essa técnica apaga o gesto do pincel e o vestígio do artista na pintura, criando uma tela congelada no tempo.

EN

Beatriz Milhazes is one of the most celebrated Brazilian artists today. Born in Rio de Janeiro in 1960, she earned a degree in Communication, also having studied at the Parque Lage School of Visual Arts from 1980 to 1983. Her work emerged during the return to painting in the 1980s, and as a result, she participated in the historic exhibition Como vai você Geração 80? in 1985. Milhazes began exhibiting in Europe and the United States in the 1990s. From 1994 to 2008, she produced set designs for dance pieces. Her work was exhibited in the 24th and 26th São Paulo Biennials curated by Paulo Herkenhoff in 1998 and Alfons Hug in 2004, respectively. Hugs also was the curator responsible for her participation in the 50th Venice Biennale, in 2003. In 2004 after designing the set for Tempo de Verão, for which she produced an element that resembled a chandelier, Milhazes started producing three-dimensional pieces in her works. In 2020, she had her solo show Beatriz Milhazes: Avenida Paulista at MASP (São Paulo Museum of Art), and in 2024, the Venice Biennale had an entire section dedicated to her work. Both shows were curated by Adriano Pedrosa. Her works are part of the most important collections in the world.

Beatriz Milhazes' work continues the anthropophagic legacy of Brazilian art. Her production method is located in a unique, distinctive position between the canons of Latin America and the West. It exhibits the tensions inherent in abstract painting, from the vibrant colors of Henri Matisse to the structural composition of Piet Mondrian. The background compositions present in her pieces also reference the works of abstract modernists, such as František Kupka, Paul Klee, and Fernand Léger. Especially influenced by music, ranging from opera to tropicália, Milhazes develops her practice within the realm of choreographed spontaneity. The shapes on her canvases, their strokes, lines, roundness, and spirals form a pulsating structure that charges her works with a static rhythm, paradoxical and efficient in its composition. The language she has developed is inspired by the dichotomy between institutionalized art and folk cultural manifestations, a distinction that is very present in Brazil. She also references ceramics, jewelry, carnival decorations, and baroque colonial architecture. Although she began incorporating collage into her earlier work, it wasn't until the late 1980s that Beatriz Milhazes developed her own paint transferring technique. This new method gave her freedom by allowing her to create her own shapes. Additionally, this technique erases the gesture of the brushstroke and the trace of the artist within the painting, thus creating a canvas frozen in time.



© 2025 / GALERIA DANIELIANRJ
Rua Major Rubens Vaz, 414
Gávea, Rio de Janeiro / RJ

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+ 55 21 2522-4796
contato@danielian.com.br
SP
Rua Estados Unidos, 2114
Jardim Paulista, São Paulo / SP

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+55 11 99928-0501
sp@danielian.com.br