Emiliano Di Cavalcanti  
[Rio de Janeiro, 1897 — 1976] 


Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo é um dos fundadores do modernismo no Brasil e nome de suma importância na arte brasileira. Carioca, nascido em 1897, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo adotou, desde cedo, o nome artístico Di Cavalcanti. Iniciou sua trajetória profissional em 1914 como caricaturista e ilustrador. Em 1916, cursou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro por um ano antes de mudar-se para São Paulo, por conta do mercado de trabalho. No ano seguinte, começa a cursar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas também não conclui o curso. Entre 1918 e 1921, foi diretor e ilustrador da revista Panóplia, e também contribuiu com suas ilustrações para os livros de Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto e Mário de Andrade, entre outros. Em paralelo, estudou pintura com o pintor alemão George Fischer Elpons, desenvolvendo sua técnica. Di Cavalcanti teve um papel sine qua non na organização da Semana de Arte Moderna de 1922, atribuindo a si mesmo a ideia de sua realização. Entre 1923 e 1925, vive em Paris e entra em contato com os vanguardistas da cidade: Pablo Picasso, Fernand Léger, Henri Matisse e Jean Cocteau. Também foi à Itália e conheceu a pintura renascentista italiana. Ao retornar ao Brasil, em 1925, passa a “conhecer sua terra”, voltando sua atenção ao popular. Aos subúrbios: às pessoas, favelas, festas, botecos e bordéis. Em 1932, filia-se ao Partido Comunista e sofre perseguições. Di foi preso duas vezes por conta de sua atuação política, e, por essa razão, deixa o Brasil em 1936 e vive em Paris até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Nos anos seguintes, continua a pintar e na década de 1950, foi convidado a criar painéis e murais, compondo a nova arquitetura moderna em ascensão no país. Entre 1958 e 1971, realiza uma pluralidade de obras de escala monumental em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, dentre elas, as tapeçarias do Palácio da Alvorada, o painel do Congresso e o mural do teatro Cultura Artística. Em 1971, tem a maior retrospectiva de sua carreira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com 476 obras.

Pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo, Di Cavalcanti explorou não somente diversos meios, mas também teve diferentes fases dentro de sua pintura. No início, suas composições possuem tons ocre e sombras marcantes que intensificam o desamparo de suas personagens. Esses elementos pictóricos ampliam a caracterização de seus motivos, que incluem: a prostituta, a cafetina, o pianista, o bêbado, o vagabundo, o e mendigo, por exemplo. Essas características e personagens compõem sua fase penumbrista, e deram a ele o título de “menestrel dos tons velados”, alcunha dada por Mário de Andrade. Após retornar ao Brasil, em 1925, passa a empregar componentes festivos em suas pinturas, focando nos sambas e morros, transformando o seu estilo com as influências europeias de Pablo Picasso, André Lhote, Fernand Léger e George Grosz. Di Cavalcanti denominou esse período de “realismo mágico”. Sua atenção volta-se ao subúrbio, zona de mediação entre o centro da cidade e o campo. A predominância dos tons azul e rosa, e a influência da Art Déco neste segundo momento de sua produção pictórica, é notável. Neste período, Di passa a construir a nova brasilidade e também os novos tipos femininos do Brasil moderno.


EN 

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo is one of the founders of modernism in Brazil and is a figure of utmost importance in Brazilian art. Born in Rio de Janeiro in 1897, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo adopted the artistic name Di Cavalcanti early on. He began his professional career in 1914 as a caricaturist and illustrator. In 1916, he studied at the Faculty of Law in Rio de Janeiro for a year before moving to São Paulo because of the job market. The following year, he enrolled at the Faculty of Law of Largo São Francisco, but did not complete his studies. Between 1918 and 1921, he was the director and illustrator of the magazine Panóplia, and also contributed his illustrations to the books of Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto, and Mário de Andrade, among others. In parallel, he studied painting with the German painter George Fischer Elpons, further developing his technique. Di Cavalcanti played a sine qua non role in organizing the Week of Modern Art of 1922, attributing the idea of its creation to himself. Between 1923 and 1925, he lived in Paris and came into contact with the city's avant-garde artists, Pablo Picasso, Fernand Léger, Henri Matisse and Jean Cocteau. He also traveled to Italy and got to know Italian Renaissance painting. Upon returning to Brazil in 1925, he began to “know his own land,” shifting his attention towards Folk themes at the time, such as suburbs, people, favelas, festivals, bars, and brothels. In 1932, he joined the Communist Party and faced persecution. Di Cavalcanti was imprisoned twice due to his political activities, which led him to leave Brazil for Paris in 1936, where he remained until the outbreak of the Second World War in 1939. In the years that followed, he continued painting, and in the 1950s, he was invited to create panels and murals, contributing to the new modern architecture that was on the rise in the country. Between 1958 and 1971, he created numerous monumentally sized works in Brasilia, São Paulo, and Rio de Janeiro, including the tapestries of the Alvorada Palace, the panel of the National Congress, and the mural of the Cultura Artística Theater. In 1971, he had the largest retrospective of his career at the Museum of Modern Art in São Paulo, which included 476 works.

Painter, illustrator, caricaturist, engraver, muralist, draftsman, journalist, writer and set designer, Di Cavalcanti not only explored different forms of media, but also had different phases in his painting. In his early work, his compositions have ochre tones and striking shadows that intensified the sense of abandonment in his characters. These pictorial elements enhanced the characterization of his subjects, which included the prostitute, the madam, the pianist, the drunkard, the vagabond, and the beggar, among others. These features defined his pensive phase, which earned him the title of the Minstrel of Veiled Tones from Mário de Andrade. After returning to Brazil in 1925, he began incorporating more festive elements into his paintings, focusing on dance and hillsides, and transforming his style through the European influence of Pablo Picasso, André Lhote, Fernand Léger, and George Grosz. Di Cavalcanti referred to this period as Magical Realism. His attention turned to the suburbs, the mediation zone between the city center and the countryside. This second phase of his work is marked by a striking predominance of blue and pink tones, as well as the influence of the Art Deco movement. It was during this time that Di Cavalcanti began shaping a new Brazilian identity and redefining the female figures of modern Brazil.



© 2025 / GALERIA DANIELIANRJ
Rua Major Rubens Vaz, 414
Gávea, Rio de Janeiro / RJ

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+ 55 21 2522-4796
contato@danielian.com.br
SP
Rua Estados Unidos, 2114
Jardim Paulista, São Paulo / SP

Seg–Sex [Mon–Fri] 11h–19h
Sáb [Sat] 11h–15h

+55 11 99928-0501
sp@danielian.com.br